Certificação de Captadores de Recursos de Organizações da Sociedade Civil

Apoio Fundação Getúlio Vargas – FGV

Certificações Sociais

A certificação para captadores de recursos de organizações da sociedade civil (OSCs) é um reconhecimento profissional que valida a expertise e a capacidade em angariar fundos para projetos e atividades de instituições do terceiro setor. Profissionais certificados têm competências específicas em identificar fontes de financiamento, criar parcerias e desenvolver campanhas de doação que assegurem a sustentabilidade financeira das organizações. Essa certificação é particularmente valorizada, pois transmite confiança a potenciais investidores e apoiadores, garantindo que a organização possui pessoal capacitado para gerenciar de forma eficiente os recursos recebidos

O que é a certificação?

Benefícios

COMPROVAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A certificação comprova os conhecimentos técnicos e práticos do captador, atestando sua capacidade de atuar com captação de recursos no terceiro setor.

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

A obtenção da certificação colabora na elevação do status profissional da categoria de captadores de recursos, conferindo maior destaque nas atividades de captação de recursos.

VALIDAÇÃO DE AUTENTICIDADE

A certificação valida a autenticidade e o comprometimento ético do captador, oferecendo maior segurança para as organizações e doadores.

ELEVAÇÃO DE QUALIDADE

A certificação promove um padrão superior de qualidade no trabalho de captação, impulsionando melhores resultados para as organizações da sociedade civil e seus projetos.

REFORÇO DE CREDIBILIDADE:

A certificação permite o uso de um emblema nas assinaturas de e-mails e materiais institucionais, aumentando a confiança e a credibilidade junto a potenciais patrocinadores e parceiros.

DIFERENCIAÇÃO

A certificação fortalece a imagem do captador de recursos, destacando-o como um profissional qualificado certificado.

Conheça os tipos de certificação

Capacitações

Para a certificação Captador de Recursos Qualificado, os candidatos precisam ter experiência mínima comprovada e passar em um exame de proficiência.

Pré-requisitos: 

  • Possuir no mínimo 4 (quatro) anos de experiência como captador de recursos para organizações da sociedade civil; ou
  • Ter pelo menos 5 (cinco) anos de experiência na gestão de organizações da sociedade civil, em áreas de responsabilidade social, ou em relacionamento com organizações da sociedade civil de iniciativas privadas ou governamentais, ou
  • Itens acima combinados totalizando 5 (cinco) anos de experiência.

Captador de Recursos Qualificado (CRQ)

Captador de Recursos Experiente (CRE)

Para o certificado de Captador de Recursos Experiente, haverá uma entrevista com uma banca avaliadora e não é necessário o exame de proficiência.

Pré-requisitos:

  • Experiência mínima de 8 (oito) anos como captador de recursos para organizações da sociedade civil, e, adicionalmente.
  •  Ter obtido receitas superiores a 1 milhão de reais nos 5 (cinco) últimos anos atestados por meio de carta(s) declaratória(s) assinada(s) por  organização(ões) da sociedade civil contratante(s) com assinatura de contador responsável e conselheiro(a) fiscal de cada organização.

Como funciona o processo?

A inscrição é realizada com o preenchimento de um formulário disponibilizado pela Certificadora Social. 

● O candidato deve preencher um formulário com dados pessoais e profissionais.

● Após a inscrição, o candidato à certificação receberá um e-mail com um pedido de pagamento da taxa do processo de certificação.

● Confirmado o pagamento, o candidato receberá um e-mail com orientações detalhadas e um formulário para carregar os documentos comprobatórios, incluindo documentação pessoal, currículo e comprovação da experiência exigida para cada categoria.

  • A área de documentação da Certificadora Social avaliará a documentação dentro de 30 dias corridos após o envio completo dos documentos.

Exame e Entrevista

Exame de Proficiência para Captador de Recursos Qualificado (CRQ)

● O exame é composto por 30 questões objetivas de múltipla escolha
● Os candidatos têm duas tentativas para passar no exame, dentro de um prazo máximo de 3 meses contados a partir da inscrição.
● Para ser aprovado, o candidato deve acertar no mínimo 23 das 30 questões.
● O exame é aplicado online ou presencialmente por organização terceirizada pela Certificadora Social.

 

Entrevista para Captador de Recursos Experiente (CRE)

● A entrevista, realizada via vídeo chamada, tem como objetivo avaliar a qualidade da experiência do candidato e seus conhecimentos em captação de recursos e temas relacionados.
● Cada candidato tem apenas uma chance de entrevista para aprovação e
deve agendá-la em até 10 dias úteis após efetuar a inscrição no processo
de certificação.